Uma história que não sairá da sua cabeça por um longo período.

 
Título: O Adulto
Autora: Gillian Flynn
Tradução: Alexandre Martins
Páginas: 64
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788525060426
Avaliação:   | Excelente! (❤)
Sinopse: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.

✖✖✖

Eu já posso começar essa resenha dizendo que Gillian Flynn é uma das minhas autoras favoritas e, já disse isso antes aqui no blog, se um dia eu fosse escrever um livro, gostaria de escrever algo como Garota Exemplar. Eu li apenas esse livro da Gillian, mas foi o suficiente para eu amá-la incondicionalmente. Após um tempo sem ler nada novo da autora, eu resolvi ler seu último livro publicado aqui no Brasil, intitulado O Adulto. Esse não é um livro exatamente, mas se trata de um conto que o autor George R. Martin pediu que ela escrevesse para uma antologia e aqui no Brasil, esse conto foi publicado como um livro independente.
Em todo caso, ou eu estava ferrada ou não estava ferrada, portanto escolhi acreditar que não estava. Eu tinha convencido muita gente de muitas coisas ao longo da vida, mas esse seria meu maior feito: convencer a mim mesma de que o que estava fazendo era razoável. Não decente, mas razoável.
De início, eu me sentia de uma maneira bastante controversa em relação à leitura. Eu estava extremamente ansioso para ler algo da Gillian de novo, mas ao mesmo tempo receoso em ler esse livro porque não sei se conseguiria encontrar as marcas da autora e todos os pontos positivos que eu amo nas obras dela em um conto de menos de 100 páginas. Partindo do pressuposto que a autora tem como seu ponto forte surpreender o leitor e fazer a história dar voltas e voltas, eu pensei que talvez ela se aventuraria por outros moldes ou faria algo diferente dos modelos que geralmente ela escreve, mas posso dizer? Tudo não passou de uma paranoia da minha cabeça.

Ela foi incrível! Fez com que a gente acredite em uma história, depois ela muda completamente o desenvolver do enredo e, logo após, ela investe em uma outra história e simplesmente você não sabe em quem acreditar, em quem confiar e qual realmente é a história verdadeira. É enervante é doentio. Essa incerteza, a dúvida que ela planta na mente do leitor é seu ponto forte e mesmo em apenas algumas páginas de O Adulto, ela mais uma vez deixa sua marca registrada. Gillian escreve os thrillers psicológicos que eu mais amo, justamente por essa habilidade de conseguir penetrar o íntimo do leitor e enfraquecê-lo.

Ela cria sua história em cima de uma personagem forte, muitas vezes sarcástica e incrivelmente esperta. Mas essa garota acaba se metendo em uma situação que ela se vê enrascada. Já temendo pela sua sanidade mental e sua integridade física, tudo começa a sair do seu controle e ela deve agir rápido. Outro ponto que eu amo nesse conto, são os personagens comuns e tão parecidos com a gente, mas principalmente sua capacidade de criar história de mulheres fortes que tem culhões para enfrentar o que der e vier, mostrar o girl power.
– Eu espero que você vá embora e não volte mais. Para seu próprio bem – disse ele, sorrindo para nós duas. – É um assunto de família. Não acha, mamãe?
Em suma... apenas leiam logo esse livro! Eu sempre me surpreendo com a Gillian e é isso o que eu mais amo nela, esse poder de levar o leitor ao extremo e beirar a insanidade, mesmo que sejam apenas em algumas boas sessenta páginas. O Adulto traz uma personagem forte que faz o que for necessário para sobreviver, um antagonista extremamente cativante e uma história que não sairá da sua cabeça por um longo período.

SOBRE A AUTORA
Gillian Flynn é jornalista e, antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly. Nascida na cidade de Kansas e formada em jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, Gillian escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top